O que me faz gostar de Segunda(s)-Feira(s)?

por Diogo Romão, CEO and Managing Partner at Monday

A Monday nasceu há mais de 12 anos. 1 de Junho de 2006 foi o dia. E a verdade é que ainda hoje, sinto que é o primeiro dia. Todos os domingos à noite, sinto-me entusiasmado por ter outra segunda-feira a começar em breve. Porque todas as segundas-feiras significam o início de uma nova semana e novas possibilidades. Coisas novas para alcançar e para prosperar. As segundas-feiras são ótimas.

Mas todo este sentimento vem de uma profunda compreensão de que nunca podemos deixar de nos reinventar e repensar o quê, como e, mais importante, porquê. E este constante questionamento e mentalidade são o que nos mantém num modo de arranque sem fim. E a verdade é que é também isto que nos assegura que continuamos a crescer, a certeza de que, se não nos comportarmos assim, vamos parar.

O crescimento não tem de estar diretamente relacionado com mais pessoas, projetos ou mesmo mais clientes.

As pessoas crescem quando aprendem mais, quando experimentam mais, quando partilham mais e quando têm poder para assumir o controlo e fazer parte do todo, impactando verdadeiramente a forma como fazemos as coisas. A construção da cultura certa vem de todos.

Os projetos crescem de uma forma que são hoje, mais do que nunca, realmente focados em impactar os negócios, nada mais importa realmente. E assim crescem mais cedo, juntamente com os nossos clientes, com os clientes dos nossos clientes, e constrói-se uma base mais forte para que o projeto se esforce e faça uma verdadeira diferença.

Os clientes crescem de uma forma que o nosso conhecimento do negócio e a nossa relação com eles nunca foi tão real e tão verdadeira. E acreditamos que o sentimento vai nos dois sentidos 🙂

O posicionamento que hoje definimos como Business Design Consultancy focalizado em Business e Experience Design começou a mudar o nosso posicionamento de Agência de Marketing Digital há cerca de dois anos.

monday

Tudo começou com uma mudança de escritório de um escritório de quatro paredes para um open space numa conhecida torre de negócios para um espaço internacional de cowork no centro da cidade.

Precisávamos de ter novas perspetivas, de ver as coisas de forma diferente, de respirar as coisas de forma diferente e, por fim, de nos comportarmos e pensar de forma diferente.

Isto começou a ter impacto em projetos, clientes, e, claro, em nós próprios. Ao estarmos num ambiente diferente, começámos a fazer a nós próprios muitas perguntas óbvias. Porque é que armazenamos tanto papel? Porque é que usamos este software? Será que precisamos realmente de ter todos estes servidores no nosso escritório? Como podemos ter a certeza de que temos um local de trabalho limpo? Como podemos trabalhar de forma diferente? Remotamente? O que é que podemos oferecer de forma diferente aos nossos clientes? Em que é que somos realmente bons? Em que é que não somos bons? O que é que os nossos clientes realmente querem? E muitas outras questões.

out of confort zone

Saímos da nossa zona de conforto (normalmente não ficamos muito tempo em zonas de conforto) e começámos a mudar a partir de dentro. Aplicámos vários processos de pensamento de design e estruturas e métodos de design empresarial para analisar e reestruturar todo o nosso negócio. Com estes processos, descobrimos coisas com as quais ninguém se preocupava realmente. E coisas que os clientes queriam que oferecêssemos. Entre outras, já estávamos a ir bem 🙂

Isto deu-nos uma verdadeira sensação de poder e uma visão clara. Não tínhamos dúvidas sobre o caminho que deveríamos seguir.

Começámos a remodelar a nossa equipa, deixando todo o know-how de base internamente e criando uma rede mundial estável que nos permite escalar quando queremos, em todas as áreas, como Business Design e Experience.

monday 2

Também mudámos a forma como realizamos projetos. Todos os projetos começam agora com perguntas simples. Porque é que precisam realmente disto? Qual é o verdadeiro objetivo para este projeto? Terá impacto no seu negócio de alguma forma? A forma correta? E trabalhamos para obter estas respostas através de processos de conceção empresarial e workshops em co-criação com o nosso cliente e os seus clientes. Os resultados são realmente excelentes e na realidade levam a outra pergunta: como é possível que não tenhamos feito coisas como esta no passado?

Um efeito secundário disto é o enorme impacto que isto tem em nós próprios na Monday. Todos têm uma perspetiva diferente sobre o projeto e uma verdadeira razão para tal. Todos têm muito mais poder para fazer com que as coisas funcionem, para as tornar perfeitas. É como se o projeto fosse realmente nosso, e nós queremos que funcione e que seja um sucesso mais do que qualquer outra coisa.

E, claro, os nossos clientes também começaram a mudar connosco, ganhando uma perspectiva mais clara sobre o quê, como e porquê que as coisas devem ser feitas. Para um espetro completo de diferentes necessidades, quer fosse para ter uma base mais forte para uma decisão estratégica, para lançar uma campanha de marketing disruptiva, para refazer totalmente o seu produto UX/UI, para desenvolver uma plataforma digital inovadora ou para encontrar o que poderia ser feito para aumentar as conversões de leads.

Isto aconteceu tanto a clientes existentes como a novos clientes. Ficámos a conhecer os nossos clientes e os seus negócios melhor do que nunca, e eles compreenderam e viram muitas coisas de forma clarificada. Alguns já familiarizados com este tipo de abordagens, outros menos experientes. Mas o resultado foi praticamente o mesmo para todos depois de passarmos pelo nosso processo de conceção de negócios: valeu a pena.

Todos (incluindo nós) ganharam um entendimento que nunca tinham tido antes. A partir do negócio, dos ganhos e das dores. Muitos conhecimentos nem sequer relacionados com a área digital, mas com o impacto do negócio de qualquer maneira. E é isso que importa, encontrar a verdadeira necessidade do que será feito.

Dá-nos uma imensa alegria e sentido de propósito saber que encontrámos o verdadeiro significado para um projeto, mas sobretudo ajudámos o nosso cliente a sentir o mesmo.

É por isso que gosto de segunda(s)-feira(s). Adoramos fazer mudanças, transformar-nos a nós próprios, ao nosso negócio e aos nossos clientes. E tudo começa na(s) segunda(s)-feira(s). Todas as semanas.

O artigo foi escrito numa noite de domingo. Atenção, nova segunda-feira a chegar. 🚀

 

Obrigado por leres

Nós realmente queremos ouvir a tua opinião! Entra em contato connosco

A Monday é uma Consultoria de Business Design. Acreditamos no poder das marcas e trabalhamos lado a lado com os nossos clientes, transformando a sua experiência de cliente. 

Esta abordagem está no centro de tudo o que criamos. Conhece alguns dos nossos clientes: Snickers, Red Bull, Twix, Philips, M&M’s, Guloso…

 Diogo Romão

CEO and Managing Partner @ Monday 

Meet Diogo